Cabana da Ponte - Sudeste da Bahia no início do século 20
Principal :: A empresa :: Trilhas do pioneirismo

Trilhas do pioneirismo

A narrativa calma e segura de D. Lourdes Palmeira, conta, junto com a história da empresa, um pouco da história viva do Brasil do início do século 20.

Naquele momento de franca expansão econômica, o país revelava novos empreendedores, como o patriarca João Borges de Rocha Neto (foto ao lado), que se destacou pela habilidade de negociar e de projetar novos negócios com energia e determinação.

 

Nas trilhas do pioneirismo

A narrativa se divide em cinco partes, que podem ser lidas independentemente umas das outras. Na primeira, D. Lourdes conta a chegada à Bahia de seu pai, João Borges, e outros sergipanos à procura de novos negócios.

"Pioneiros do sertão", conta como foram ocupadas as terras do sertão. "A fibra das mulheres" descreve o papel das mulheres na logística familiar e na criação e educação da prole.

E, finalmente, o trabalho da "Segunda geração" de empreendedores é descrito na continuidade do trabalho dos pioneiros, incluindo "A Central de Inseminação Artificial", empreendimento pioneiro na Bahia, na década de 60.

 

João Borges da Rocha Neto, fundador da Cabana da Ponte

João Borges da Rocha Neto