Cabana da Ponte - Gado de leite
Principal :: Gado de leite

Gado de leite

Produção diária de leite: 5.500kg
Número de vacas: 750, com 450 em lactação

A Cabana da Ponte conta, desde 2008, com uma das maiores ordenhas mecânicas da Bahia, com capacidade para 500 vacas em linha, sendo 16 simultaneamente.

Os animais são produtos de várias gerações de inseminação artificial com sêmen importado de alta linhagem leiteira, como Citation Red e Model R. As vacas leiteiras vão do 5/8 a 1/4 de sangue holandês. O plantel das matrizes é predominantemente girolando.

Os bezerros são criados com leite sucedâneo. As fêmeas permanecem no rebanho e os machos são mandados para outras fazendas de nossa propriedade para engordar.

Na primeira cria, a produção leiteira rende em torno de 18kg/dia por animal, em duas ordenhas.

A empresa conta com um sistema de pastejo rotacionado, com 40 hectares de piquetes. O regime de pasto tem suplementação de cana hidrolizada com uréia no período da seca. As 100 vacas de maior produção recebem reforço com ração balanceada.

Para reforçar a alimentação do gado de leite e diminuir o custo da ração, estamos produzindo silagem de sorgo e plantando banco de proteínas com calopogônio e feijão Guandu. Contamos com 30ha de cana para a produção de volumoso, dos quais 15ha com irrigação.

Inseminação artificial

São feitas duas tentativas de inseminação artificial (uma vez por mês, a cada cio). Se as vacas não ficam prenhas, são cobertas por touros (touros de repasse).

Considerando ainda a importância da fertilidade do rebanho é feita a identificação e a eliminação dos fatores responsáveis pelas "doenças da reprodução", que podem afetar a fertilidade dos animais.

 

A produção de leite bovino está entre as cinco maiores do estado da Bahia. O rebanho é composto de 700 matrizes, com predominância da raça girolando.



Fazemos um trabalho hoje com as novilhas a 5/8, inseminação com o gir e novilha 1/4 de girolando.